Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TEUDAS

Em Atos 5, Gamaliel, fariseu e rabino, cita Teudas para dissuadir os judeus da intenção de torturar e exterminar os apóstolos de Cristo, temendo serem eles representantes autênticos da divindade. E para Gamaliel, com Deus não se brinca nem se luta contra, é burrice! Ele estava certo.

Mas, quem era Teudas? Teudas provavelmente atuou como um pregador messiânico (muito comum na Judéia do Século I), e, infelizmente também no século XXI. Ele se propunha a liderar massas judaicas, para fins de renovação religiosa e social. Proclamando-se um profeta mandado por Deus para socorrer o povo judeu, que sofria sob o "status quo" vigente (inclusive a dominação romana), ele recorreu à tradição do herói nacional, Moisés, assegurando ser capaz de "abrir as águas" do rio Jordão. O historiador judeu, Flávio Josefo se refere ao episódio:
"Quando Cuspius Fadus  era procurador da Judéia, um certo charlatão, cujo nome era Teudas, persuadiu muitas pessoas do povo simples a tomar seus haveres e acompanhá-lo até o rio Jordão. Dizia que era profeta, e que à sua ordem o rio se separaria abrindo fácil passagem para eles. Com essas palavras iludiu a muitos. Mas Fado não permitiu que eles consumassem essa loucura. Enviou uma unidade de cavalaria contra eles, que matou muitos num ataque de surpresa e também capturou muitos vivos. Tendo capturado Teudas, cortaram-lhe a cabeça e a levaram a Jerusalém". - (Antiguidades)

 Teudas, não podemos negar, era um líder. Afinal, atraia seguidores. Gamaliel comenta sobre uma característica dele, que acredito, ter sido a principal causa de seu fracasso. E não duvido muito que essa tendência ainda hoje acompanha muitos líderes e pastores ainda hoje. Sabe como Gamaliel o definiu? "Pretencioso em ser alguém importante". É o cara que quer chamar atenção para si - Busca pôr seu nome em lugar elevado, no patamar de um ídolo. É o líder que luta com todas as armas para sobressair sobre os demais; e não está nem aí para as pessoas que o seguem - elas são apenas números para dar expressão à sua presunção e egocentrismo. Teudas se colocou no lugar do messias, e aí gente, é demais não é? São considerados os mais importantes da comunidade, o clérigo, que não compartilha seu aprendizado nem as conquistas com ninguém, que não deixa substitutos, sua obra morre consigo. Teudas foi morto, e seu ideal absurdo e avesso à verdade, morreram juntos.

"Ele, porém, foi morto e os seus seguidores foram dispersos sem prejuízo para ninguém" , conclui o texto sagrado sobre Teudas. Ou seja, com ele morreu sua presunção. Ninguém sentiu sua falta e a vida voltou ao 'normal'. Já foi tarde!!

Nenhum comentário: