Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PEQUENAS IGREJAS DENTRO DA GRANDE

"Bem antes de Aldersgate, João Wesley havia descoberto a força de pequenos grupos. A leitura e vivência com os morávios, havia motivado a dinâmica da pequena igreja dentro da grande igreja, que constituia o coração do pietismo. Sua experiência no Metodismo de Oxford e na pequena sociedade dentro de sua paróquia em Savana serviu-lhe de confirmação experimental.

Em abril de 1739, acompanhou com relutância, Jorge Whiterfield em pregação ao ar livre; no mesmo mês, seu Diário registra pregação a multidões de até seis mil pessoas e conversões espetaculares. Deixaria os pequenos grupos em busca das multidões e das conversões dramáticas? Wesley, sem abandonar as massas, concentrou esforços na consolidação dos pequenos grupos. O próprio Whiterfield reconheceria a sabedoria dessa decisão.

João e Carlos Wesley e mais alguns companheiros fundaram em 1o.de maio de 1738 a Sociedade de Fetter Lane. Suas regras incluiam: -reuniões semanais para 'confessar as culpas uns aos outros e orar uns pelos outros para que sarassem' (Tg.5.16), - Iniciar e terminar as reuniões com cânticos e orações, - Subdivisão da sociedade em grupos menores e mais íntimos, - e uma festa de amor (agape) mensal.

Afinal, o que era uma 'sociedade metodista?' Não era uma igreja, e nem um conjunto das sociedades se constituía em uma nova denominação. Os metodistas, na verdade, eram membros da Igreja Anglicana, embora pouco praticantes. Muitos eram pessoas humildes, desempregados ou com emprego de baixa renda. Convenceram-se pela pregação de Wesley, Whitefield, e outros que careciam de uma autêntica fé e vivência cristã. Teologicamente falando, eram pessoas arrependidas. A função de uma socieade era a de proporcionar-lhes ambiente onde pudessem apropriar-se da dádiva da fé que Deus oferece a toda a pessoa arrependida e, com ela o perdão, a transformação da vida e a santificação progressiva. Tudo na sociedade visava a realização desses alvos.

O pequeno grupo, sociedade ou classe, como eram chamados, reunia-se semanalmente para oração, confissão, aconselhamento, apoio mútuo e, naturalmente para a coleta de contribuições dos membros.Reuniam-se em 10 a 12 pessoas visando proporcionar ambiente para a experiência pessoal da fé e a edificação daquele(a) que viesse a crer.

Deus confirmou a escolha de Wesley quanto à estrutura da sociedade como base para o movimento metodista primitivo. Em 1768, o metodismo possuía quarenta circuitos e 27.341 membros. Dez anos mais tarde, havia crescido para sessenta circuitos e 40.089 membros. Uma década depois possuia 99 circuitos e 66.375 membros. Em 1798, o Metodismo tinha 149 circuitos com 101.712 membros".

O que matou ou parou esse movimento? Visto que suas raizes seriam a própria escritura e os ensinos de Jesus, copiado ,primeiramente pela Igreja de Jerusalém, e visto no avanço do evangelho pelo mundo através das cartas de Paulo? Creio com toda força do meu coração que cada casa deve ser uma igreja e cada crente um ministro.

Sonho ainda viver pequenas igrejas dentro da igreja grande.

Fontes:
A vida devocional na tradição wesleyana,Imprensa metodista,Steve Harper,1992.
Momentos decisivos do metodismo, imprensa metodista, Duncan Reily, 1991.

Silvio Duque

Nenhum comentário: