Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ANTES DE ENTRAR NO TEMPLO

Atos 3.1-8

Esse é um daqueles textos do Novo Testamento que contraria a postura da maioria dos crentes e Igrejas de hoje. Ou seja, confronta àquela prática de, primeiro, convidar os não cristãos à irem no templo (o que chamam de Igreja), crendo que lá (no templo) será o local ideal para Deus agir em suas vidas. Ouvirão um pregador profissional, clericalizado e, então se arrependerão e serão transformados por Jesus. Não é assim que a coisa tem funciondo?

Bem, essa é uma das passagens que me ensina diferente!O pobre aleijado queria ficar à porta do templo, não dentro dele, porque esperava uma atitude, um gesto de bondade de quem frequentava o templo, os crentes. E essa era uma rotina p'ro cara porque o versículo um afirma que 'diariamente' ele fazia isso. Todos os dias uma multidão necessitada, aflita e angustiada ronda àqueles que frequentam templos, esperando atenção, ajuda, apoio, compreensão. Mas por que essa gente não entra logo no templo? Tu pergunta! Creio sinceramente que elas não sabem que podem entrar. Certamente sentem-se muito sujas, impuras, pecadoras, complexadas no meio de gente tão boazinha, santa, perfeita, com aqueles olhares...

Uma hora o esmoleiro do texto entrou no templo. Glória a Deus! Aleluia!Só que, para que isso acontecesse, Pedro e João tiveram um posicionamento de crente, lógico! Postura de quem frequenta templo deve ter ainda hoje. Os dois apóstolos, à semelhança de Jesus, o mestre, entendiam que as pessoas não precisam de templos, catedrais, monumentos para serem amadas, acalentadas e restauradas por Deus. Presta atenção!! Não tô dizendo que não precisamos de templo, só que o vejo como complemento de pequenas comunidades ou grupos pequenos de crentes para exercitar a vida no corpo de Cristo. Jesus nunca esperou as pessoas em prédios e templos, Ele vivia e existia para as pessoas onde elas estavam. As visitava em suas casas, como no caso dos amigos de Betânia, as encontravam em poços, as curava em tanques públicos, as libertava em terras estrangeiras como Gadara.Essas pessoas após serem amadas e transformadas decidiam segui-lo. E quando estava ensinando no pátio do templo, lá estavam elas, já transformadas, aprendendo.

Pedro e João não esqueceram os métodos que Jesus usou, e antes que entrassem com o aleijado no templo:

Desenvolviam uma disciplinada vida de oração.As três da tarde se separavam para um necessário e proveitoso período de oração junto ao Pai. Esse período junto a Deus em oração é vital para entendermos o movimento que o Espírito está fazendo na conversão das pessoas.

Sabiam que os não cristãos não se impressionavam com a arquitetura e design do templo; mas com a vida dos cristãos que saiam em entravam ali. Diz o texto que o homem em questão 'olhou' para os discípulos (v.3).

Enxergavam as pessoas com os olhares da graça(v.4). Os dois também vêm o homem, não passa despercebido, é olhado com compaixão, como Jesus os ensinou a olhar.

Leram com discernimento espiritual as reais carências do indivíduo (v.6). Sabiam que pessoas têm necessidades físicas, emocionais e espirituais. Trataram de todas elas como você pode entender nesse texto. Não espiritualizavam tudo, só orando pelas pessoas achando que tudo se resolveria.Sabiam do que a pessoa mais precisava, e na maioria das vezes nesses casos, não é de igreja...

Estenderam as mãos para 'tocar', a fim de aquecer da frieza do mundo, toque de apoio e de ação motivadora, toque terapeutico,que consola e também cura.São pessoas em que nós precisamos crer por eles, pois estão, muitas vezes, adaptadss e condicionadas ao sofrimento.

Agiram para gerar radical transformação (v.8). O levaram a confiar no nome de JEsus (6)- O fizeram andar no poder de Deus e por si mesmo(7b) - produziram auto-estima saudável e o colocaram de pé (8).

Vimos agora um homem transformado. A aproximação e o relacionamento foram fundamentais para o poder de Deus agir. E olha! O cara ainda não tinha entrado no templo para tudo isso acontecer. O que fez a diferença foram:
Vida de oração
Evangelismo por amizade e relacionamento
Discipulado à base de exemplo de vida
Amor que ousa sair de si mesmo e tocar nos outros
Fé para crer que Deus pode transformar qualquer um.

Mas está registrado que o cara entrou no templo, não foi? Lemos: "e entrou com eles no templo..." (8).E entrou louco de alegria, pulando pra Deus de tanto prazer pela transformação experimentada. Sabe...Ouso ver Pedro e João pulando junto com o cara. Porque ser canal de transformação na vida de alguém é bom de mais. Dá vontade pular o dia todo, e rir como criança diante de um doce.

Pensa aí: Quando nós, cristãos, igreja, entendermos que precisamos deixar de ser egoístas e reservados demais, e que ao invés de levar os amigos não cristãos para o templo; os levarmos para nossas casas, gerar convivio, mostrar como um crente vive, então vão entender que tudo pode acontecer antes de entrar no templo.

Pr. Silvio Duque
Paz, amadooooos!

Um comentário:

Edu Leal disse...

O que posso dizer além de: - Quebranta-me Senhor Jesus pois não tenho agido como seu discípulo.
Obrigado Pr. Silvio.