Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

VIDA MODERNA DEIXA AS PESSOAS MAIS SOLITÁRIAS

O sentimento de solidão acompanha o ser humano desde o início de sua existência. Porém, nos últimos anos, o problema vem se potencializando por uma série de fatores, como falta de emprego, necessidade de lucro financeiro, estresse e supervalorização de bens materiais em detrimento de bens espirituais. Muitas pessoas, mesmo estando rodeadas de colegas de trabalho e familiares, não conseguem deixar de se sentir sozinhas.

Sentir-se solitário é tomar consciência de que nos falta um contato significativo com outros. A solidão envolve um sentimento de vazio que pode ser acompanhado de tristeza, desânimio, sensação de isolamento, inquietação, ansiedade e um desejo intenso de ser amado e necessário a alguém. Pessoas solitárias, em geral, sentem-se 'deixadas de lado', indesejadas e rejeitadas, mesmo quando cercada por outros.

Craig Ellison, psicólogo cristão, sugere a existência de três tipos de solidão: Emocional, que envolve a falta ou perda de uma relação psicologicamente intima com outra pessoa ou pessoas - Social, é o sentimento de falta de propósito, ansiedade e vazio.Sente-se 'fora de tudo' e à margem da vida - Existencial, refere-se ao isolamento pelo fato de estar afastada de Deus e sente que a vida não tem significado ou propósito.

A solidão foi uma experiência vivida por alguns gigantes da fé como Jacó, Moisés, Elias, Jó, Jeremias. Davi queixou-se por sentir-se sozinho e aflito (Sal.25.16). Jesus também sentiu solidão no Getsêmani. João terminou sua vida sozinho na ilha de Patmos, e o apóstolo Paulo aparentemente passou seus últimos dias na prisão, e de lá escreveu à Timóteo revelando que alguns de seus amigos tinham desaparecido, outros o esqueceram, e ele queria muito que seu jovem companheiro se esforçasse ao máximo para ir vê-lo depressa (2 Tim.4.9-12).

As causas da solidão

A solidão pode ter diversas causas que poderiam ser agrupadas em cinco categorias.

1 -Causas Social:Segundo Paul Tournier, é resultado do espírito de nossa era. Rápidas mudanças sociais vêm isolando as pessoas do contato íntimo com outras. Exemplos: Tecnologia-Mudanças rápidas-Urbanização-Televisão e Internet.

2 -Causas de desenvolvimento: Nascemos, em nosso organismo há um clamor por desenvolvermos três áreas significativas na área relaional: Afeição-Aceitação e Aquisição de habilidades.

3 -Causas psicológicas: Ligadas de perto com o ítem acima, estão as tendências psicológicas internas que dão lugar e mantém a solidão do indivíduo: Baixa auto-estima-incapacidade de comunicação-atitudes derrotistas-hostilidade-medo.

4 -Causas situacionais: A sensação de solidão aparece as vezes devido às condições especiais em que se encontram: Solteiros-viuvos-os que moram sozinhos-idosos-desempregados.

5 -Causas espirituais: Numa oração famosa, Agostinho expressou certa vez nossa necessidade de Deus: "Tu nos formaste para Ti mesmo e nossos corações não têm repouso enquanto não descansam em Ti". Ao invés de se voltarem para Deus, arrependidos, milhares de pessoas solitárias buscam sentido para suas vidas nas drogas, no sexo, nas experiências de encontros, trabalho, esporte e uma centena de outras atividades que fracassam em remover sua inquietude interior.

Como os solitários podem ser ajudados em seus isolamentos e tristezas?

1. Admitir o problema
O fato de admitir que se sente sozinho é, para muitos, o mesmo que assumir seu desajuste social, de serem pouco atraentes ou incapazes de um relacionamento com outros. Mas o primeiro passo em direção a cura são: admitir a solidão,assumir que ela é penosa e decidir fazer algo sobre o problema.

2. Avaliar as causas
Se estas puderem ser identificadas, mediante discussão e aconselhamento, será então possível trabalhar na fonte da solidão em vez de tentar eliminar os sintomas.

3. Aceitar o que não pode ser mudado
Ao considerar as causas, é importante reconhecer que embora algumas mudanças acontecerão, existem outros pontos imutáveis (a viúva solitária, por exemplo, não pode ter de volta o marido).

4. Alterar o que pode ser alterado
Alguém pode, por exemplo, assistir menos televisão ou acessar menos a internet, passar mais tempo em atividades com a familia, ou passar a exercer atividades úteis na igreja.
Pode-se buscar desenvolver a auto-estima,
Enfrentar riscos,
Aprender habilidades,

5. Satisfazer a necessidade espiritual
Deus é real e sua presença pode ser sentida. Ele nos fala por meio de Sua Palavra, embora não possamos ouvir sua voz com os nossos ouvidos. Buscar um relacionamento íntimo e verdadeiro com o Senhor, trará preenchimento interior que extingue qualquer solidão. O Espírito Santo é chamado de 'advogado'(paracletos) - aquele que está ao nosso lado em todo o tempo para nos defender e ajudar.

www.parana-online.com.br
Livro: Aconselhamento Cristão - Gary Collins,
Edições Vida Nova

Nenhum comentário: