Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

terça-feira, 5 de julho de 2011

PRIORIZANDO A VIDA INTERIOR

Nossa existência escora-se em duas báses vitais, em dois planos:

O plano externo, ou público, que é percebido pelo visível, como nosso trabalho, posses, estudos, redes sociais e amizades. Basea-se no sucesso, na popularidade, também em riquezas, beleza etc.

Temos muitos mecanismos de ajuda e auxílio a esta área, como cursos, faculdades, tratamentos de beleza, farto e diversificado vestuário, tratamentos médicos de última geração, medicamentos etc.

Mas não podemos esquecer do plano interior, que é de natureza espiritual, o que mexe com nosso coração, ou seja, o centro onde se determinam o sistema de valores; e a área responsável pela busca de Deus, que anseia por reflexões. É o ambiente onde o adorador cresce.

Que mecanismos temos a disposição para desenvolvermos essa área? Como, por meio do Senhor Jesus, lidamos com temas relacionados a alma? Com que ferramentas trabalhamos para lidar com mágoa, por exemplo? Raiva e ódio? Temperamentos? Compulsões e vícios? Desentendimentos relacionais?

Vivemos numa era em que é institivo dar maior atenção a todas as áreas de nossa vida em mínimos detalhes; mas não ao nosso mundo interior - o único lugar onde podemos tirar forças para combater e até mesmo derrotar as turbulências externas!

Jesus e Paulo entenderam a necessidade de priorizar nosso mundo interior. Vejam alguns argumentos bíblicos que confirmam o que digo:

João 7.38-39

Jesus está na festa dos tabernáculos, ou Colheitas, onde os judeus celebravam a Deus em gratidão por fazer prosperar a colheita próspera, enviando a chuva, a água necessária ao solo para a semente brotar e produzir. Os sacerdotes praticavam um ritual de buscar água no tanque de Siloé e despejar sobre o altar; Jesus faz uma ponte sobre ele ser água viva que jorraria no 'interior', no coração. Já indicando o começo da vida cristã com o recebimento do Espírito Santo (v.39).

Já no inicio da vida cristã somos levados a crer e entender a espiritualidade na vida interior, de dentro para fora.

Lucas 11.37-44

Fazendo uma refeição com um farizeu, Jesus o repreende por dar tanta atenção ao exterior, como lavar as mãos, por exemplo. A partir daqui Jesus 'desce a lenha', acusando-os da sujeira e podridão na vida interior (v.39). Acusa-os de terem práticas religiosas, e não , relacionamento com Deus. Só com muita autoridade espiritual para o Senhor afrontar um fariseu dentro de sua própria casa. Algo que deixa Deus aborrecido é quando o homem prioriza o exterior, preocupado só com que os outros vêem; e não aquilo que Deus quer ver, o coração.

Romanos 7.22

Paulo ensina que quando a nossa ênfase é o exterior, então priorizamos a carne. Valorizamos mais o nosso ego e deixamos aflorar um desejo pecaminoso. Mas, em contraste a isso, quando você se deixa tratar e cuidar do homem interior é então que o prazer por Deus aflora. Não há paixão e adoração genuina sem busca pela espiritualidade interna de nossa alma.

Efésioas 3.14-16

Paulo insiste em mostrar os desdobramentos da ação divina quando cuidamos, via oração, do homem interior. É dessa terapia espiritual que vem nosso fortalecimento mediante o poder de Deus. Paulo volta a falar na ação do Espírito Santo no tratamento de nossos corações.

2 Corintios 4.16-18

Nosso desânimo é vencido mediante a influência divina no homem interior (v.16) - Diariamente nessa dinâmica somos renovados (v.16)- É nesse plano de vida que as tribulações são vencidas (v.17) - É o homem interior que recebe visão espiritual, olhando não o que se vê; mas o que não vê (v.18) - É cuidando do homem interior que os valores eternos suplantam os passageiros (v.18).

1 Pedro 3.4

Pedro aprendeu com Jesus a confrontar o homem exterior com o interior. Ele acreditava que no íntimo de nosso coração, em relacionamento com Deus, cresceríamos em 'incorruptibilidade' (em santidade), que acabaria gerando em nós virtudes como mansidão e tranquilidade. Pedro revela no final do texto que são essas coisas que "tem grande valor para Deus". O que tem realmente valor para você? O mundo exterior? Ou o interior? Aquilo que tiver valor para nós estaremos dispostos a gastar tempo e investimento (R$).

Busque hoje mesmo tratar do que tem Grande valor para Deus: O seu interior.

Pr. Silvio Duque

Nenhum comentário: