Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MINHA TORRE DE VIGIA

Você já viveu períodos na vida onde não entende nada do que Deus está fazendo ou dizendo? Não sabe porquê só problemas e mais problemas fazem parte de sua vida? E como se não bastasse, Deus faz aquele silêncio terrível deixando-o(a) ainda mais confuso (a) e perplexo(a). Bem amigos, era isso que o profeta Habacuque viveu. Em tempos de pecaminosidade desenfreada e maldade impune o homem de Deus se perturba ante a aparente passividade divina. Angustiou-se e se recusava aceitar tamanha controvérsia em sua história e vida.
Tinha vontade de se queixar, lamentar e esbravejar com o criador por toda aquela situação injusta. Assim somos nós não é? Muitos nessa hora decidem errado: Passam a vida murmurando, se decepcionam com Deus, se afastam de suas igrejas etc. Habacuque resolveu a crise de forma diferente. Diz a Bíblia que procurou uma Torre de vigia, talvez simbolizando uma guarita onde os vigias passavam a noite guardando a cidade ou a propriedade. Ali ficavam em protidão constante. O profeta está aplicando a um retiro para estar sozinho com Deus em oração. É o que entendo. Semelhantes ao profeta, nessas horas o que mais queremos são respostas e Deus nem sempre nos dá na hora que desejamos.
Sabe, tem uma palavrinha que faz toda a diferença no texto do capítulo 2 do livro de Habacuque. No versículo 1 ele declara: "Por-me-ei na minha torre de vigia...". A palavra minha tem uma conotação pessoal e intima. Ou seja, se quer respostas, vá você mesmo buscá-las em Deus. Crei sua própria torre, ainda que se queixe lá, deve fazer parte de sua intimidade. Recuse-se a obter respostas por meio de terceiros, ou de mensageiros. Pare de ser preguiçoso e vá buscar por si mesmo as respostas que precisa. Isso nos ajudará a crescer no relacionamento com Deus.
Ah, dessa forma, diz o texto , que o Senhor lhe respondeu e lhe mostrou visões.Não foi dessa forma que o profeta Jeremias também ensinou em suas mensagens? Clamas a Mim e eu te responderei (33.3). É, tudo ficará mais claro para nós ao subirmos à nossa torre de vigia, porque Ele já estará lá.

Leia Habacuque 1 e 2
Silvio Duque       

Nenhum comentário: