Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

domingo, 6 de janeiro de 2013

SAUDÁVEIS NOS RELACIONAMENTOS

Infelizmente um número enorme de pessoas estão feridas e desgastadas pelo intenso peso das mágoas. São pessoas ressentidas; ou seja, sentindo repetidas vezes as dores que sofreram de um conflito pessoal. A questão é que todos experimentamos essas 'rupturas' em nossas vidas, em nosso relacionamento com Deus e com as pessoas. Esses sentimentos tendem a nos sobrecarregar e, facilmente nos conduzirá à outras crises e enfermidades.

Nossa restauração não será plena e saudável até que todas as áreas doentes estejam reparadas. Jesus ensinou: "-Se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta". (Mateus 5.23-24). 

O apóstolo João endossa: "- Se alguém diz Eu amo a Deus, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê". (1 João 4.20).

Um fato que desperta a atenção no texto de Jesus é que pessoas ressentidas com as outras tem consciência disso, pois elas "lembram". Ao lembrar do fato que existe um conflito pessoal entre você e alguém, ao invés de endurecer o coração, sua atitude de ser a de buscar uma reconciliação o mais rápido possível, e se livrar da monstruosidade da mágoa. Muitos cristãos, infelizmente, estão escravizados e adoecidos pelo ódio, inclusive pastores, que desgastados uns com os outros, se contorcem de raiva, resistindo ao concerto.

Outro fato curioso na fala de Jesus é que a restauração do relacionamento é mais importante que o culto. A oferta ficaria para depois. Pois o altar poderia esperar até que as pessoas se retratassem e se reconciliassem. Aquela oferta marcada pela mágoa não seria aceita pelo Deus eterno, creio que seria como a oferta de Caim, que por ódio matou o seu irmão.

Precisamos decidir reparar as rupturas em nossos relacionamentos. Isso exige que façamos as pazes com Deus, conosco e com outros quem nos afastamos. Assuntos não resolvidos nos relacionamentos podem nos impedir de estar em paz com Deus e conosco. Devemos manter nossa mente e coração abertos a qualquer pessoa que possamos ter negligenciado. Com frequência, Deus nos lembrará de relacionamentos que precisam de atenção. Não demore para ir ao encontro daqueles que ofendemos ou por quem fomos ofendidos e procurar reparar os danos causados.

Nenhum comentário: