Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

APONTANDO O DEDO

"Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque
Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará
com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros".
Mateus 7.1-2 BLH

Certamente que houve momentos nos quais ignoramos os nossos pecados e problemas e apontamos o dedo para alguém. Provavelmente não estamos em sintonia com os nossos assuntos internos porque ainda estamos culpando outros pelas nossas decisões fracassadas. Ou, talvez, evitamos um autoexame e fazemos um inventário moral das pessoas à nossa volta.

Quando Deus pergunta a Adão e a Eva sobre o pecado deles, ambos apontam o dedo um para o outro. "Aí Deus perguntou: - E quem foi que lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que Eu proibi de comer? O homem disse: - A mulher que me deste para ser minha companheira me deu a fruta, e eu comi. Então o Senhor Deus perguntou à mulher: - Por que você fez isso? A mulher respondeu: - A serpente me enganou, e eu comi" (Gênesis 3.11-13).

Culpar os outros como primeira tática de defesa parece ser próprio da natureza humana. Também podemos tentar escapar dos nossos problemas avaliando e criticando os outros. Jesus nos adverte: "Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Hipócrita!! (Mt. 7.3,4).

Lembre-se hoje que sempre é tempo de autoexame. Cuide-se para não culpar ou examinar a vida dos outros. No futuro, haverá oportunidade para ajudar outros, depois que nos tornarmos responsáveis pela nossa própria vida.

Nenhum comentário: