Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES EM ITAIPUAÇU - Parte 3

Com que asas você voa?

Evidentemente trata-se de uma metáfora para nos ajudar a entender o que e como nos movemos em nossa caminhada de vida. Usaremos o texto de  Salmo 55 para falar das dificuldades e das profundas tristezas vivenciadas por todos nós. E como reagimos ante as adversidades da vida.

Davi compõe este cântico didático e realista quanto ao desgaste na jornada, principalmente em meio a conflitos pessoais e relacionamentos conturbados. Concordamos que quase 80% dos nossos problemas são creditados a relacionamentos feridos e mágos com outras pessoas. Era o caso de Davi aqui.

Nesse desgaste, fica evidente os sinais de ansiedade apresentados por Davi, e que muito é diagnosticado em consultórios de psicologia e psiquiatria,e até mesmo em salas de aconselhamento pastoral. A ansiedade gerada pelo desgaste num relacionamento ferido são:

a. A sensação da ausência de Deus (v.1).
b. Perturbação no dia a dia (v.2b).
c. Tendêndia de encontrar um culpado por sua dor (v.3)
d. Aceleraçao cardíaca (v.4).
e. Medo (v.5).
f.  Sensação de morte (v.4)

Chega uma hora que a nossa vontade é dar um basta e fugir para bem longe de tudo e de todos que esboçem qualquer vínculo com esses sintomas e problemas em que vivemos. Tendemos a desejar 'sumir' e refugiar-se bem distante, onde ninguém nos conheça e vivermos uma outra vida, crendo (erroneamente) que os problemas vão desaparecer. Em sua humanidade, o rei desejou isso (v.6,7)

"Então, eu disse: Quem dera eu ter asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Fugiria para longe e ficaria no deserto". 

Davi e nós nos comparamos a pombas, ou seja, ariscas a qualquer reflexo ou gesto brusco. Voam ou fogem ao primeiro sinal de ameça. É assim que nos portamos em muitas situações de afronta e medo. Fugir, escapar, encontrar alívio, refúgio, sozinho, isolado...no deserto.

Mas Deus não nos deu asas de pomba, essa ave serve de exemplo em outras circunstâncias, não em relação ao seu vôo. Deus nos deu asas de ÁGUIA. Isaías 40.  Nos ajuda com estrutura óssea bem resistente para voar em direção à tempestade; não fugindo dela. Nos dando visão privilegiada para resolver os confligos e não recuar diante deles.

Com que asas você voa? A sensação de ausência de Deus não prova que você esteja sozinho, nem a perturbação, nem o medo ou sensação de morte. O Senhor não te deixa só, e quer trabalhar suas resistências espirituais e emocionais, a fim de confrontar com sabedoria as adversidades, superando os confligos em seus relacionamentos, sem covardia, encarando como água.

Paz.
Silvio Duque

Nenhum comentário: