Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

LIDERANÇA VISIONÁRIA


A Bíblia nos diz (tradução livre da versão King James) que "Onde não há visão, o povo perece" (Pv 29.18). Algumas traduções usam a palavra "revelação" (NVI) ou "profecia" (Almeida 21) em vez de visão, porém a ideia de "direção futura" permanece a mesma. A visão começa com Deus e é comunicada por meio de líderes.

A visão não brota das próprias fantasias e emoções humanas do líder; antes, Deus é quem comunica sua visão a nós e até mesmo nos concede a graça de responder. Bill Beckham escreve: "Esse tipo de visão não é algo que eu possa alcançar, mas que me alcança. Eu não ajo sobre essa visão; é ela que age sobre mim... A visão é algo que trabalha em nossa vida, não algo que nós fazemos".

Humanamente, talvez a visão possa ser melhor descrita como o relacionamento entre o arquiteto e os trabalhadores da obra. Antes que a construção possa de fato ser iniciada, deve haver uma planta. Essa é a lição que Stephen Covey gostaria que entendêssemos. Ele se refere à visão como a primeira criação. Covey crê que é a tarefa primordial do líder nutrir essa primeira criação. Outros podem colocar a visão em prática, mas os líderes geram a visão.
Trabalhei com muitos pastores e líderes ao longo dos anos, e percebi que a liderança visionária tem um papel essencial para mover a igreja adiante e evitar o desânimo diante de obstáculos.
Acabo de voltar do Brasil, onde ministrei em uma conferência realizada por uma impressionante igreja em células de 3.000 células e 25.000 pessoas. Quando ouvi pela primeira vez o pastor sênior, pensei comigo: "Esse homem é um líder visionário". Ele claramente comunicou com as novas instalações da igreja a razão porque estavam reunidos, e o notável futuro pelo qual deveriam orar e trabalhar.
Tudo o que disse estava solidamente baseado nas Escrituras. Ele não estava simplesmente proferindo empolgadamente pensamentos positivos ou sonhos pessoais. Antes, ele pregou razões bíblicas para multiplicar os pequenos grupos que alcancem os perdidos para Jesus.
A maioria das igrejas é menor e está em países que não experimentam o mesmo avivamento que no Brasil. Numa situação em que a igreja é menor e o solo é mais duro, o pastor titular deve encorajar os membros e os líderes de célula a seguir em frente e crer que Deus fará milagres. A tendência em situações difíceis como essa é a de expressar dúvida e frustração. Líderes visionários, por outro lado, firmam-se nas promessas de Deus e as declaram às pessoas.

 Pr. Joel Comiskey

Nenhum comentário: