Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

EM BUSCA DE SEUS DISCÍPULOS

Texto Bíblico: João 21

Jesus escolhe seus discípulos e convive com eles por 3 anos e meio. Revela-se como o messias, o prometido de Deus, ensina-lhes acerca do reino de Deus. Muitas vezes os advertiu que era necessário sacrificar-se, morrer e ressuscitar logo em seguida. Assim o mestre completaria sua missão. Mas quando Jesus é capturado, julgado, espancado, crucificado e morto, todos se dispersam. Se espalham por lugares diferentes com projetos de vidas diferentes.
O grupo de discípulos desse texto decide pescar. Agora a comunidade chamada igreja que Jesus iniciou com eles estava desfeita (pelo menos na cabeça deles). A comunhão desintegrou-se.
Perder o convívio da comunhão com os demais discípulos (igreja) é algo comum de acontecer até hoje. Por diversas razões, nos vemos longe da igreja. Era o caso dos discípulos nesse texto. Jesus busca seus discípulos, onde quer que estejam, independente do que estejam fazendo.
As vezes uma frustração, distração, decepção com outros crentes, cansaço ou mesmo o desânimo que pode se abater sobre nós, e quando nos vemos, perdemos os laços e prazer de ser e pertencer a comunidade. Ilustrando ao caso do texto, ousamos conjecturar: Parece que Jesus ausentou-se da igreja desse nosso tempo.
O que temos de pensar é o seguinte: Será que o Senhor abriria mão de nós tão facilmente? Deixaria que seus amados escolhidos permanecessem longe do corpo?

Um membro longe do corpo necrosa e morre.

O Jesus ressurreto em Sua grande sabedoria, escolheu e aproveitou o momento em que esses 7 discípulos estavam juntos (v.2) para restaurar-lhes a fé e falar-lhes ao coração. Percebemos no texto que sem a direção de Jesus e afastados da comunhão do corpo eles pareciam estar num barco que não levava à lugar nenhum. (v.3). Confiar em suas próprias habilidades não trazia os resultados positivos que esperavam. Pescaria fracassada e muita frustração. Mas Jesus estava ali, próximos a eles, com uma intenção específica: Trazê-los de volta para o caminho.
E como o Senhor faz isso? Deu uma grande bronca neles? Passou um sermão? Apontando o dedo e questionando o que eles faziam ali, ou por que dispersaram? Não!! O mestre usou um recurso cada vez mais escasso hoje em dia: Amor! Jesus manifestou Sua presença bondosa no meio deles (v.1). Ele decidiu revelar-se aos seus amados, ensinar-lhes que jamais os abandonaria, mesmo que eles o abandonasse.
Jesus poderia ter jogado na cara deles: - Vocês não poderiam voltar à pesca, porque Eu os fiz pescadores de homens e vocês largaram as redes para me seguir, lembram? (Mc.1.17). O mestre compreendia a necessidade de cada um levar o sustento para casa, afinal, tudo parecia tão perdido...Mas isso apenas agravaria ainda mais suas dores.
Igreja não é local para se imputar feridas nos outros.

Brennan Manning escreveu
“A igreja institucional tornou-se alguém que inflige feridas nos que curam, em vez de ser alguém que cura os feridos”.

 O Senhor então participa do cuidado material deles, indicando onde deveriam lançar as redes (v.6). Eles precisavam de direção espiritual, e nós também.
Pacientemente o Senhor se deu a conhecer a eles (v.7). Como? Por suas palavras e sua generosidade. A memória deles foi ativada a lembrarem da primeira vez que o viram, foi em situação semelhante (Lc.5.4..).
Alguém (João) identifica o estranho como sendo o Senhor, isso gerou um rebuliço geral e todos se apressam em chegar logo à praia (a fé e a esperança volta a encher seus corações).Inclusive Pedro, que pescava nu, veste-se rapidamente e mergulha apressadamente ao mar para revê-lo, seria um reencontro restaurador, principalmente para Pedro. Na praia peixes assados na brasa e pão em quantidade (v.9). O que isso representava? Um convite à comunhão , chamado a continuidade, a intimidade e ao relacionamento. O cenário acendia as lembranças de que tudo continuava como sempre. O verso 12 nos convida: “Vinde, comei”. Essas palavras são conhecidas: A ceia remonta esse cenário.
Pães e peixes também fazem lembrar do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, onde um garotinho contribuiu para a multidão se alimentar.
Jesus queria reacender a fé em seus corações e usou os símbolos e elementos que eles já conheciam.
Não precisamos de nada novo em nossa formação espiritual, mas sim voltar as raízes antigas das escrituras.
Jesus estava lhes passando uma mensagem: “Tudo está como antes, inclusive Eu”. Nada mudou. Quanto a minha presença e o meu amor por vocês. Ainda que vocês desanimem, fracassem, errem, se dispersem, Eu os amarei incondicionalmente.

“Não há nada que façamos de tão bom para que Deus nos ame mais; nem algo de tão ruim para que nos ame menos”.

Jesus tem um papo mais estreito com Pedro, que o havia negado. Deu-lhe a chance de consertar as coisas e provar o seu amor.
Em momento algum questionou ou lembrou a negação de Pedro, não cobrou os erros do passado. Não fez acusações, não o criticou.

Mas decide perguntar: “Você me ama?” (v.15, 16,17) Ágape. Mas Pedro não conseguia amá-lo como era amado, então sempre responde: Phileo, carinho, ternura. Jesus é paciente e sabe que o amor de Pedro por Ele crescerá e arderá mais na frente. Aceita-o mesmo não sabendo amá-lo plenamente. Não conseguimos amar ao Senhor como Ele merece! 
Jesus usa mais uma expressão forte com Pedro que nos diz respeito hoje como discípulos:

3 Verbos do discípulo em restauração

a) Vinde (v.12) (comunhão com pão e peixes)e, também um convite ao descanso, já que estavam exaustos de uma pescaria fracassada, suprir o físico. Vinde também insinua a restauração emocional e espiritual, confirmando que o mestre está vivo. Reacendendo a fé.

b)Apascenta (v.15,16) (cuida dos outros em meu nome); Pastoreie as ovelhas perdidas e gente sofrida, assista aos necessitados, evangelize, discipule, pregue, treine, dedique-se as pessoas.

Ele conclui com c) segue-me (v.19 e 22). Venha comigo, abra mão de seus projetos pessoais e de suas habilidades. Perca sua vontade própria e Me obedeça. Passe pelo que eu passei e ande em intimidade comigo, venha atrás de mim. Faça o que eu faço!
____________________________________
Concluindo
Assim também nós, discípulos modernos do Senhor e, podemos nos encontrar desconectados do seu corpo (igreja).  Famosos como Pedro e Natanael ou anônimos como os dois que não tem seus nomes revelados.
Nossa natureza nos empurra para o afastamento e isolamento.
E mesmo advertidos de que conviver com outros não é tão simples, mas nem por isso deveríamos nos dispersar, nós cedemos..
Tendemos a nos espalhar e vivermos individualmente nossas vidas sem ajuda ou interferência uns dos outros. Decidimos então fazer do nosso jeito a pescaria, confiando apenas em nossas habilidades e capacidades naturais.

Cansamos também fisicamente, nosso emocional se desgasta, ou talvez uma frustração e decepção vão nos empurrando à vida de isolamento. No fundo ninguém mais agüenta ‘religiosidade’, farisaísmo e rituais. Todos, na verdade buscamos e precisamos de espiritualidade. Queremos, precisamos e podemos ser nós mesmos. Ansiamos por retirar as máscaras e desfazer os tipos! Um Grito está preso dentro de nossa alma: Liberdade!!
E quando pensamos que ninguém mais se preocupa com a gente, até o próprio Deus, eis que Ele se manifesta. E apesar das pessoas nos descartarem tão facilmente; Ele não. Pagou um preço muito caro para abrir mão da gente.
Ele nos escolheu para formarmos o seu corpo vivo na terra, então vai se revelando a um, que vai avisando aos outros. Vai se dando a conhecer à nós, que carecemos de comunhão autêntica e relacionamentos.
Sem a direção d’Ele a vida parece ser um constante prejuízo (não pegamos nada).E sem crítica ou acusação, Jesus decide mostrar-nos o caminho de volta, o Seu caminho . Ele quer assumir novamente a direção de sua vida. Só se você deixar, é claro! Seria um recomeço. Vencer e curar o passado de decepção e dor e se reinventar no Senhor para seguir na caminhada da fé. Deus nos renova o convite: “Venham e comam”. Partilhem meu peixe e a mim, que sou o pão entre vocês.
Vocês precisam uns dos outros. Começo a Restaurá-los porque muitas de minhas ovelhas estão aflitas e feridas sem pastor e sem rebanho. Vocês podem formar um rebanho e apascentá-las. Ainda tenho muita gente nessa cidade.Finalmente nos convoca: Sigam-me.
Pedro e os outros 10 apóstolos voltaram a se reunir como Igreja, conforme orientação do Senhor:
“E enquanto participavam de uma refeição com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai.
Subiram ao cenáculo, onde estavam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago filho de Alfeu, Simão, o zelote , e Judas, filho de Tiago.
E unidos, todos se dedicavam a oração...“ (Atos 1.4,13,14)

 Encheram-se do Espírito Santo (Atos 2) e revolucionaram o mundo como Igreja.
Deus fez isso com pessoas que antes estavam dispersas e desanimadas.

No amor de Jesus
Pr. Silvio Duque

Nenhum comentário: