Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES EM ITAIPUAÇU - PARTE 1


Contando com a generosidade de meu amigo e pastor Everaldo Júnior, que nos emprestou sua casa em Itaipuaçu nesse período de carnaval, formamos um grupo especial de onze pessoas e, todas as manhãs nos colocávamos em adoração diante do Senhor, com orações, cânticos e reflexões bíblicas. Evidentemente o Senhor também nos falava enquanto brincávamos, tomávamos banho de mar, batiamos papo na areia, deitávamos nas redes para sorrir, soltávamos pipa, catávamos tatuí e trocar experiências.

Na manhã do dia dezoito, foi trabalhado o texto de Efésios 4.22-24.
Perceberam as três ênfases desses versículos? Vos despojeis do velho homem, Vos renoveis no espírito e Vos revistais do novo homem
Todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa (pecadores). A Bíblia afirma isso em Salmo 51.5 :”Eu nasci na iniqüidade e em pecado minha mãe me gerou”.A ênfase do chamado Velho  Homem é a vida carnal e os desejos pecaminosos.
Ao nascer de novo (no arrependimento) em Cristo; (João 3) passamos por uma transformação na mente, e recebemos uma nova natureza, a espiritual. As duas naturezas agora, convivem conosco. Não acontece num toque de mágica, de um dia para o outro, passarmos a viver certinhos. Ainda mais depois de uma vida inteira adaptada ao pecado.
O próprio apóstolo Paulo conviveu com o conflito das duas naturezas trabalhando em sua vida (Romanos 7.15-25). Paulo então vai falar sobre essa ‘Guerra interior’ que se trava em nós.
Recapitulando:

ü Velho homem em mim (v.22)

ü Eu me renovando espiritualmente (v.23)

ü O Novo homem em mim (v.24)

1 – O Velho homem querendo agir em minha vida (v.22).

Levanta a questão da tendência pecaminosa continuar atuando em nós. Se essa  natureza prevalecer o que produzirá em nossas vidas?
v Mentira (25) - Ira (26) - Furto (28) – Furtar é ação egoísta, leva a pessoa a pensar só nela mesma.

v Palavras que machucam (29) “palavrão”. - Amargura (31) – Ressentimento , Falta de perdão.

v Cólera (31) - Gritaria (31) - Malícia (31) - maldade. 
v Por que tudo isso acontece? Porque a natureza carnal e pecaminosa assume o controle de nossa vida. Infelizmente o diabo ganha espaço (v.27), nos engana (22) e nos jogando contra as pessoas (geralmente aquelas que mais amamos).
Em contrapartida, o Espírito Santo (Deus) é entristecido. (30). E nós também perdemos parte da alegria quando essas coisas acontecem. O que fazer dessas coisas em nossas vidas? (22) despojar (arrancar, extrair).

Só lidando abertamente com essas questões é que podemos ir para a segunda etapa, Não há meio de renovar-se espiritualmente ou querer ser espiritual, mantendo a natureza pecaminosa ativa e desenfreada em nosso viver. É necessário confrontá-la e subjugá-la em Cristo.

2 – Nos renovando espiritualmente (23)

Dar ênfase a vida espiritual, ao relacionamento com Deus. Desprender-se de coisas, materiais.Orienta-nos a dedicar devida atenção à vida interior. Porém: Será inútil dedicar-se à oração, freqüentar cultos, seguir regras religiosas, ler Bíblia etc.; se não levarmos a Deus as questões da velha natureza.

Gordon Mac Donald alerta:

“Aquele cuja vida interior se achar convulsionada por compulsões não resolvidas, não conseguirá escutar a voz do Senhor a chamá-lo”.

Geralmente ‘fugimos’ de falar e mexer em questões que levantem nossos próprios erros. Na maiora das vezes não gostamos de ser corrigidos, criticados. Nem mesmo buscarmos ajuda, compartilharmos pecados com alguém em quem confiamos. (Tg.5.16). “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados”
Interessante notar que, se queres perdão, confesse a Deus seus pecados (1 João 1.9); mas se queres também 'Cura', confesse-o a alguém (Tg. 5.16).

Para renovar-se espiritualmente é necessário encarar de frente a antiga natureza. E subjugá-la no poder de Deus.



3 – O Novo homem em mim

Agora eu posso vestir-me do novo, pois já me despojei do velho(22). Não posso usar duas peças de roupas ao mesmo tempo, uma por cima da outra. Quando estou em público, visto roupa nova; mas na privacidade continuo usando armas da antiga natureza, do homem velho.

Geralmente, tratamos mal as pessoas que mais amamos. Por que? O novo homem representa a natureza que Cristo trouxe a nós (Gal.2.20) “Já estou crucificado com Cristo, logo, na não sou em quem vive, mas Cristo vive em mim...”

Quando atentamos a vida espiritual, Cristo tem domínio sobre nós, porque nós mesmos já morremos... O próprio Paulo declarou em 2 Corintios 5.17: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas”.



v E o que essa natureza nova produz em nós?

v A verdade (24 e 25) - Controle sobre a ira (26) - Cristo ocupa todos os espaços, não sobrando lugar para o diabo. Deus se alegra, você se alegra também!  

v Trabalhamos e nos esforçamos para servir e ajudar o próximo (28). Vencemos o egoísmo (furto).

v Usamos palavras para abençoar (edificar=levantar, fazer o outro crescer) (26).

v Benignidade (32) - Coração compassivo (32) - Perdão (32) - Seguimos o amor (15)

Concluindo:

O que podemos fazer?

v Ter Jesus como exemplo de Homem perfeito (2) Com humildade e mansidão – Mt. 11.29

ü Com longanimidade (2) – “Demorar a estourar”, “pavio longo”.

ü Suportando os outros por meio do amor (2)

ü Esforçar-se muito para isso (3) exige sacrifício, mudança pessoal.

Nenhum comentário: