Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

FERIDAS TRATADAS SUPERFICIALMENTE

A maioria de nossas feridas estão escondidas ou disfarçadas atrás de comportamentos ou, do nosso silêncio. Já que, mexer dói, e rejeitamos ao máximo a dor; vamos nos escondendo daqueles que podem nos assistir e e apoiar em nosso processo de restauração e cura.

Aos pastores está a responsabilidade de cuidar das pessoas que estão no rebanho. Quando o apascentador assume demasiadas funções burocráticas e administrativas, corre o risco de negligenciar as pessoas, seus traumas e feridas, permitindo assim um rebanho doente. Perdendo o contato com as pessoas, e abrindo mão de relacionamentos profundos de confiança, nós pastores podemos estar fazendo coisas pelas quais não fomos chamados para fazer.

Deus levanta Jeremias a fim de fazer um alerta aos sacerdotes e profetas daquele tempo acerca da negligência às feridas do povo. O texto grita: "Até os profetas e os sacerdotes - usam de falsidade. Eles tratam dos ferimentos do meu povo como se fossem coisa sem importância". (Jr.8.10-11). Deus leva muito à sério as enfermidades não tratadas no seu povo. Estamos como líderes do rebanho preocupados com a estrutura, com os valores denominacionais, com a eloquência ou vestimenta, com o treinamento de novos líderes e pessoas para a obra do evangelho...mas e a saúde das pessoas?

Feridas e traumas não podem ser tratados superficialmente. Um membro adoecido gera enfermidades para todos os outros membros. Quantas feridas abertas na alma de nosso povo! Quantas questões não tratadas, e se tratadas, não estão buscando a cura e a restauração no Senhor. O próprio Jeremias lamentou: "A minha tristeza não pode ser curada". (Jr. 8.18). Quantos pastores tristes, adoecidos emocionalmente, sem dinâmica para cuidar de outras pessoas. Precisando primeiro ser curado, tratado e ministrado.

Uma pergunta que não quer calar: "Por que o meu povo não foi curado?" (Jr.8.22). Olhemos a saúde integral do rebanho como uma prioridade para Deus. Pessoas feridas, principalmente na liderança, produzirá mais ferida. Tenha seu processo de restauração com uma prioridade, se deixe tratar, busque ajuda já, seja sadio, porque Deus tem o remédio para cada dor e questão, e espera usar seus pastores para ministrar cura para  o Seu povo.

Glória a Deus!!!