Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DAS PARADAS

Nossa vida anda a mil por hora. Vinte e quatro horas no dia tem sido pouco para a maioria das pessoas, e isso tem sido muito prejudicial. O Estresse tem nos adoecido. Isso trás consequências diversas, como a irritabilidade. Mas o pior de tudo é quando não nos damos conta de que essa agitação toda não nos tem feito sair do lugar. Nosso cérebro tem um limite e quando o sobrecarregamos, ele dará sinais claros por meio do corpo que as coisas não vão bem. A doença é frequentemente o modo que o corpo tem de falar conosco e nos obrigar aparar quando as nossas mentes e corações estão excessivamente sobrecarregados. O corpo grita: "Se você não parar, terei de força-lo(a) a isso!

David Kundtz é conferencista e psicoterapeuta e escreveu um livrinho fabuloso chamado "A Essencial arte de parar"(Sextante). Esse material veio bem a calhar na minha vida quando estava sofrendo de esgotamento profundo. Minha vida era uma correria e não aceitava a ideia da necessidade de parar um pouco. 

Jesus fez paradas estratégicas. Sempre as fazia quando sentia a necessidade. Se retirava sozinho e em grupo com seus discípulos para descanso e lazer. Tinha uma agenda agitada onde multidões e mais multidões queriam sua presença. De tão exausto, em determinada ocasião, dormiu na popa de um barco. Jesus nos ensinou que paradas podem salvar nossas vidas.

Kundtz nos lembra coisas importantes: "A principal razão que deve nos levar a parar é justamente querer prosseguir". Observou bem e apontou: "Parar nos dá tempo para ser, e não apenas para fazer". Lembra de que falei sobre o cérebro? "O ritmo mais lento estimula a recordação, enquanto a velocidade favorece o esquecimento. Uma vida excessivamente assoberbada e dispersa também mata o poder da imaginação, que é uma parte essencial de qualquer existência saudável". 

Já atentou para as 'Escalas de Viagem? Imagine as estações numa viagem longa de trem ou ônibus, ao desembarcar, olha em torno, aprecia a paisagem, respira o ar fresco e retorna à viagem sentindo-se descansado, como se tivesse passado por uma mudança. Se você parar com frequência, vai acabar aprendendo a ler a linguagem do seu corpo antes de ficar doente.

Quer saber os benefícios ou frutos de parar? Primeiro: Atenção - Segundo: Relaxamento - Terceiro: Solidão (A diferença entre solidão e isolamento é a estima que você tem por si mesmo). Quarto: Abertura - Quinto: Limites (Parar ajuda a saber a diferença entre você mesmo e os demais). Sexto: Abraçar a sua sombra. - Sétimo: Propósito.

Na tradição Judaico-cristã, Deus estipulou o sábado como dia de descanso. Mas o sábado e o domingo ficaram tão atribulados quanto qualquer segunda-feira. Você consegue hoje ouvir o seu coração? Não? Então perceba já a importância de parar!!!

  




Nenhum comentário: