Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

OS TRÊS ANOS ANTES DO PENTECOSTES

Esses três anos antes do Pentecostes foram essenciais ou acidentais? Que relação existe entre aqueles três anos e a explosão de Pentecostes? Será que uma igreja que cresce e se multiplica surge de uma hora para outra?

O Pentecoste não foi um evento isolado. Os três anos anteriores foram vitais para que o que haveria de acontecer depois. Pentecostes está ligado àquela comunidade de discípulos, pequena e crescente: primeiro 12, depois 70, depois 120, depois 500 e 3.000.

Imagine essa situação! O Espírito Santo não veio até que Jesus tivesse preparado a comunidade. A comunidade foi essencial para a obra do Espírito e aqueles três anos foram necessários para o desenvolvimento daquela comunidade. O que os discípulos precisavam aprender antes de estarem prontos apara ser usados como parte da comunidade depois de Pentecostes? Eles precisaram aprender o seguinte:

COMUNIDADE: Precisaram experimentar comunidade, aprender a lidar com o perdão mútuo, aprender a carregar a carga uns dos outros, entrar em comunão espiritual.

PODER: Precisaram aprender a depender do poder de Deus e não apenas de si mesmos. A típica igreja de Jesus não vai funcionar apenas com as habilidades humanas. Por isso, os líderes devem aprender a permitir que o seu poder espiritual dirija a igreja.

FÉ: Aprenderam a andar pela fé. Por diversas vezes a sua confiança e fé foram testadas além dos limites humanos. Mas foi necessário porque a comunidade n´~ao funcionaria sem esse tipo de fé.

COMPROMISSO: Eles aprenderam a se comprometer completamente com Ele. Não poderia haver outras condições e reservas se a
Sua Igreja quisesse ser bem-sucedida.

PRESENÇA VIVA DE CRISTO NELES: Aprenderam sobre a presença viva de Cristo no meio deles, mesmo depois de Ele já não estar com eles fisicamente.

VISÃO: Eles precisaram entender a visão do reino espiritual de Deus sobre a terra e aprender que essa visão não era política nem física.

UNIDADE: Precisaram experimentar o significado da unidade espiritual em Cristo. Essa unidade não deveria estar baseada em crenças ou práticas comuns, mas em um Senhor comum.

ESPÍRITO DE SERVO: Eles precisariam aprender a ser servos e a lavar os pés uns dos outros. Essa foi a última lição ensinada por Jesus a seus discípulos no Cenáculo. Os líderes somente vão aprender essa lição enquanto o movimento ainda for simples e pequeno.

Jesus ensina essas mesmas lições essenciais em nossos dias se estivermos dispostos a andar com Ele pelos seus estágios iniciais de crescimento. Será que deveríamos negligenciar os estagios iniciais pelos quais Cristo nos ensina a ser a sua comunidade essencial?

Bill Beckham

Nenhum comentário: