Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A ESPOSA DO PASTOR - PARTE 2

Nós temos aprendido o que significa hospitalidade uns aos outros. A esposa do pastor deve abrir a sua casa, não porque é a esposa do pastor, mas porque todos devemos abrir nossas casas. Ela pode ter sentido no passado, que deveria convidar todas as familias da igreja para jantar uma vez por ano. Surpreenda-se: Você não deve! Não está escrito em lugar nenhum que a esposa do pastor deve ser a hospitaleira das multidões! Não estamos falando sobre chás para as senhoras da união missionária, nem que os membros de sua própria familia nunca terão um jantar tranquilo juntos. A esposa do pastor receberá em sua casa as pessoas do seu pequeno grupo ou célula, amigos não alcançados, vizinhos e especialmente outros líderes da igreja nos quais você e seu marido estão investindo suas vidas.

A esposa do pastor não precisa de uma casa enorme, saber como preparar pratos especiais ou se uma dona de casa impecável. Hospitalidade não tem a ver com o que temos ou quanto temos. Tem a ver com o que nós fazemos com aquilo que temos. Quando você abre sua vida, você abrirá também a sua casa.
Que tal a esposa do pastor exercer seu ministério em conjunto com seu marido? Ser pastor geral em uma igreja em células não é algo que o pastor possa fazer sozinho. Não dá para vivenciar o ministério independente da esposa. Se células fossem um outro programa, outro evento para cativar pessoas, ou apenas uma faceta da vida da igreja, então a esposa poderia escolher ser uma parte, ou não, nisso, assim como os outros membros. No entanto, sendo que a vida em células é um estilo de vida, ela permeia cada área da vida do pastor, da esposa e de toda a igreja. É imperativo que a esposa do pastor esteja em acordo com o seu marido neste desafio.

Algumas esposas suporão que o ministério em conjunto significa ser apoio para o marido, ser ativa na célula e ministrar primeiramente a seu marido. Outras irão ministrar conforme a liberação dos seus dons em complementação aos dons de seus maridos. Em algumas igrejas em células, o pastor e sua esposa servem como copastores. Considere algumasquestões que serão esclarecidas a respeito daquilo que ministério em conjunto significará para a esposa do pastor:

Você está disponível para desenvolver gestos simples como construir relacionamentos com outros casais da igreja, estando presente quando seu marido precisar aconselhar alguém do sexo oposto, exercendo hospitalidade e participação no pequeno grupo? Você como esposa sábia pode ajudá-lo nos bastidores, ouvindo-o, desafiando suas idéias, compartilhando seus pontos de vista e encorajando-o.

Atente para seus dons. O seu dom é daqueles que beneficia seu marido no seu ministério? Por exemplo, se a esposa tem o dom de administrar, pode ajudar seu marido a organizar-se, observar a agenda etc.

Qual a idade de seus filhos? Quanto tempo a esposa do pastor pode 'doar' para o ministério sem que afete adversamente sua casa? O sábio em Eclesiastes afirma que "há tempo para tudo..." Este é o momento de ministrar ao corpo de Cristo de maneira mais ampla.
Como esposa, você apoia o ministério de seu marido? Como é possível demonstrar esse apoio por meio de atitudes? Você o honra diante dos filhos?

O que revela o perfil de sua personalidade? Você, como esposa do pastor, faz parte da equipe chave de liderança que Deus está formando em sua igreja? Como sua personalidade e dons combinam com o seu marido e os do restante do grupo?

A esposa do pastor é espiritualmente submissa ao marido? Entende que ele tem o governo espiritual do lar? 

Como é a vida espiritual de vocês juntos? Vocês oram regularmente e leem a palavra de Deus juntos? Como isso pode ser melhorado?

Dando honra a mulher como vaso mais frágil!
Paz! 

Nenhum comentário: