Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A ESPOSA DO PASTOR - PARTE 1

A esposa do pastor. É assim mesmo como ela é tratada em muitas igrejas, ou seja, a mulher sem nome. Na maioria dos casos, as igrejas em geral possuem uma expectativa em relação ao que a esposa do pastor deve ou não fazer. A lista geral inclui tudo desde a idade apropriada à roupa correta, cabelos, filhos, carreira, atividades e personalidade. Isso inclui o que ela pode fazer dentro ou fora da igreja. Por exemplo, algumas igrejas esperam que a esposa do pastor trabalhe fora para que tenha de pagar menos ao seu marido. Outras preferem que ela não trabalhe fora para torná-la mais disponível para exercer mais responsabilidades na igreja.

Infelizmente a lista de exigências nunca chega a uma concordância. Por isso, não importa o quanto ela seja inteligente, espiritual, amorosa ou capaz, sempre sofrerá o impacto de várias críticas. O velho ditado se aplica nesse caso: "Você pode agradar algumas pessoas por um determinado tempo, mas não agradará todas as pessoas o tempo todo".

Mas temos de comemorar! Porque algumas igrejas têm buscado retornar ao modelo de igreja bíblica, há muito deixado de lado. Com esse movimento podemos proclamar boas novas para as esposas dos pastores. No modelo bíblico de igreja a esposa de pastor pode ser ela mesma. Em outras palavras, não apenas é impossível agradar as pessoas, mas não precisa nem mais tentar fazer isso! Em uma igreja bíblica, cada indivíduo (até mesmo a esposa do pastor), é encorajado a tirar sua máscara. De fato, quanto mais transparentes forem o pastor e sua esposa, mais os outros membros da igreja irão sentir que é seguro ser real. Ninguém pode esconder-se num modelo de igreja saudável.

O modelo de igreja bíblica possui uma filosofia de ministérios baseada nos dons. Deus colocou cada um de nós no Corpo funcionalmente de acordo com a Sua vontade. A esposa do pastor não é exceção. Baseada nos seus dons, ela precisa descobrir para qual ministério Deus a chamou. Ser esposa de pastor não é um dom espiritual. Certamente que essa condição requer graça especial, mas não é um dom espiritual. Assim como outros membros, ela agora está livre para encontrar aquele lugar ou ministério na igreja que o Senhor quer que ela se dedique.

Em muitas igrejas, a esposa do pastor é pressionada a participar de vários comitês, tocar piano, lecionar na Escola Bíblica, cantar no coral e ser líder das mulheres. Possivelmente, queriam que ela fosse bem visível mas muito silenciosa. Na condição de esposa do pastor a igreja espera que ela seja a primeira a estar na casa do membro enlutado ou que trouxesse o prato mais vistoso no jantar da igreja. 

Não é mais assim! Aleluia!! Quais dons esta mulher recebeu? Como Deus manifesta Sua vida e obra por meio de você? Em qual ministério Ele quer que essa mulher invista? Em uma igreja bíblica não é exigido que 10% apenas, ou o pastor e sua esposa façam todo o trabalho do ministério. A função do pastor é equipar os santos para fazerem o trabalho do ministério. A esposa do pastor é um desses santos sendo equipados. Quando 100% do corpo é funcional, então uma esposa de pastor não precisará assumir cinco ou dez funções diferentes.

Pode ser que você seja aquela esposa de pastor que decidiu não participar do jogo da igreja e desenvolver sua própria carreira, pulando fora há muito tempo da cena da igreja tradicional. Agora você só aparece para os cultos de domingo pela manhã. Sua reação ao desejo de seu marido pastor de mudar-se para um modelo de igreja diferente, bíblico de verdade. Mas mesmo assim sua fala é: "Faça o que quiser, meu amor, só não me peça para fazer nada!Você é a pessoa que contrataram, portanto, faça seu trabalho como desejar".

Você mostra ser uma de muitas esposas simplesmente exaustas, desiludidas e machucadas, faminta por uma vida cristã saudável e real, possível de se viver, mas muito ferida e temerosa demais para começar novamente. Você precisa de uma igreja bíblica e isso significa "relacionamentos". Se você é uma pessoa naturalmente sociável, então isso pode lhe soar bem. Lamentavelmente, as esposas que sempre foram menos sociáveis, aquelas que foram apunhaladas pelas costas várias vezes, e aquelas que aprenderam a excluir a igreja podem não estar empolgadas a formar esses relacionamentos. Possivelmente já foi dito a muitas esposas de pastor que jamais deveriam ter amigos próximos que fossem da igreja.Você pode ter mantido, propositadamente, distância de outras pessoas. Gastar mais tempo com cristãos, abrir-se para uma maior intimidade e ser vulnerável provavelmente não são sugestões muito comuns.

O cristianismo tem a ver com o nosso relacionamento com Deus e nosso relacionamento uns com os outros. Toda a Bíblia trata desses dois aspéctos. Numa igreja bíblica onde a vida flui a partir de pequenos grupos ou células, nós paramos de falar sobre amor, oração e aceitação, perdão e domínio-próprio. Ao invés disso, somos desafiados a viver isso de maneira demonstrável.   

Em respeito, admiração e amor profundo à minha amada esposa Girlaine

Divulgo esse texto extraído do M.I.C.
Ministério Igrejas em células




























          

Nenhum comentário: