Bem vindo ao meu espaço

Uma página aberta para a reflexão e restauração da saúde do pastor e de sua familia.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PERSONAGENS DO NATAL - Parte 1

A chegada de Jesus ao mundo foi registrada de forma sublime pelos evangelistas Mateus e Lucas, com uma riqueza de detalhes impressionante e, envolvendo muitas pessoas. Sem dúvida a celebração do Natal é um dos marcos da história da cristandade, apesar de não ser o centro dela, visto que Jesus fez mais ênfase à Sua morte do que seu nascimento. Mas percebemos que muitas pessoas tiveram experiências incríveis antes, durante e após o nascimento do messias, o Filho de Deus.
Escreverei nas próximas postagens sobre algumas dessas pessoas e o que podemos aprender com elas.

DEUS , o Pai é a principal pessoa de toda essa história. Sem Ele a experiência do Natal seria inviável. Ele traçou um brilhante plano para se aproximar de sua maior paixão: você! O Pai abriu mão da relação plena que desenvolvia com Seu filho num ambiente perfeito, e sabendo que Jesus não só nasceria; mas que também sofreria e morreria aqui na terra. Pensar em Natal sem fazer essas devidas reflexões é esquecer 90% de suas raizes.
A partir da vontade de DEUS, o Natal tomou toques angelicais, sim, mensageiros da parte do Pai amoroso são enviados à terra para anunciar a chegada de Seu filho. Zacarias se assombrou com um deles, Maria se encantou e, também cantou, pois o nascimento de Jesus revelava o que por muitos anos a nação israelita não via: As manifestações da glória de Deus. Os anjos deram um toque divino e belo em todo o ambiente e as pessoas agora tinham a certeza de que Deus estava fazendo e trazendo algo especial à terra, ainda que não soubessem ao certo de quem ou o que se tratava.  
Quem teve a idéia de que Jesus precisaria de alguém que o anunciasse ao povo? Quem fez Izabel gerar um filho na velhice para que a voz do que clama no deserto tivesse voz? Quem deixou Zacarias mudo? O Pai fez todas essas coisas (Lc.1.24...).   
Foi o Pai que escolhera Maria, revelou-se a ela sem forçá-la a nada, fazendo-a uma privilegiada em poder gerar em suas entranhas o Maravilhoso Filho de Deus. Foi Seu Espírito que gerou o menino no ventre da virgem. Ele revelou-se com ternura e amor à ainda jovem que nem casada era, estava comprometida com José, que quase desiste do futuro casamento. Não foi Deus que em sonho revelou-se a José, fazendo-o a mudar de idéia?  (Mt.1.20).
Não foi o Pai que criou a estrela que guiou os magos do oriente até Belém? E não foi o Senhor DEUS que avisou milagrosamente aos magos que não voltassem à Herodes, que já tramava matá-los? E quando percebeu-se enganado Herodes volta sua ira para o menino, que precisou fugir para o Egito. Quem alertou José para empreender fuga? Não foi o Pai? (Mt.2.13). E quem determinou o retorno de José, Maria e Jesus para a Judéia? Não foi o Senhor DEUS? (Mt.2.19).
Deus, o Pai de amor, agiu intensamente para trazer Seu filho à humanidade e vimos Seu Espírito Santo plenamente envolvido no Natal. Por isso que começo essa série de reflexões natalícias com a personagem principal da história do Natal: O eterno Pai!

Silvio Duque
   

Nenhum comentário: